Contribuição colaborativa
A contribuição colaborativa é o ato de coletar serviços, ideias ou conteúdo por meio das contribuições de um grupo grande de pessoas. Normalmente, o grupo envolvido na contribuição colaborativa é um terceiro não relacionado à empresa que busca os resultados. Você pode coletar insights de clientes e comunidades online, em vez de funcionários ou acionistas.
O termo correspondente em inglês à contribuição colaborativa, crowdsourcing, apareceu pela primeira vez em um artigo da Wired escrito por Jeff Howe em 2006. A palavra destacava uma nova maneira de se conectar com pessoas dispostas a trabalhar de forma colaborativa em um projeto.
Tipos de contribuição colaborativa
O setor da contribuição colaborativa está em rápido crescimento e tem várias subseções. O tipo de contribuição colaborativa a escolher dependerá do resultado que você está procurando:
- Financiamento coletivo: no financiamento coletivo grandes grupos de pessoas se reúnem para financiar um projeto. O Kickstarter é um exemplo popular de plataforma de financiamento coletivo.
- Opinião colaborativa: na opinião colaborativa, as empresas buscam a contribuição e as opiniões de grandes grupos de pessoas. Sites como o Yahoo Respostas ou o InnoCentive permitem que as pessoas compartilhem suas ideias sobre assuntos complexos.
- Microtarefa: a microtarefa divide projetos extensos em várias pequenas tarefas prontas para serem atribuídas entre muitas pessoas. Por exemplo, se você quiser um design para a sua nova caneca como o Starbucks fez em 2014, pode pedir aos seus clientes que criem composições e votem nas favoritas para você. Foi exatamente o que aconteceu com o concurso da caneca branca da Starbucks.
Os benefícios da contribuição colaborativa
A contribuição colaborativa oferece muitos benefícios para empresas que desejam realizar tarefas complexas dentro do orçamento. Além disso, pedir a sabedoria e a opinião de grandes grupos eleva a interação do cliente e melhora a reputação da marca. Contribuição colaborativa:
- Mantém os clientes envolvidos: a contribuição colaborativa mostra ao seu público que você valoriza a opinião deles, resultando em conexões mais fortes com a marca. Além disso, é mais provável que os clientes interajam mais com conceitos de campanha, ideias de serviços e produtos que eles ajudaram a criar.
- Promove a diversidade e a inovação: conhecer as opiniões de um grupo de pessoas grande e diverso estimula um pensamento mais inovador. Os conceitos de contribuição colaborativa utilizam a sabedoria dos grupos para ajudar as empresas a inovar.
- Economiza tempo e dinheiro: fazer contato com dezenas ou até centenas de profissionais costuma sair caro. No entanto reunir as pessoas no ambiente digital reduz o custo e amplia os parâmetros das opiniões.
- Atrai embaixadores: se a contribuição colaborativa atrair um entusiasmo positivo suficiente do seu público, os participantes passarão a ser embaixadores da marca. Seus novos embaixadores podem ser uma excelente fonte de marketing boca a boca.
Dicas para melhorar a contribuição colaborativa
A contribuição colaborativa é uma excelente maneira de superar desafios e, ao mesmo tempo, promover a sua marca. No entanto, como qualquer campanha da empresa, a contribuição colaborativa exige critério no planejamento e na estratégia. Lembre-se de:
- Seja específico: descreva exatamente o que você quer que as pessoas façam, com diretrizes a serem seguidas nos envios. Lembre-se de simplificar as suas solicitações também, pois isso reduzirá o risco de participação.
- Saiba como medir os resultados: implemente uma maneira de monitorar o que receber. Por exemplo, o Starbucks pediu aos clientes que avaliassem seus designs favoritos.
- Dê valor aos participantes: lembre-se de que não se trata só de você. Dê aos seus clientes um motivo para interagir. Por exemplo, na campanha da Lay's “Faça-nos um sabor”, a empresa de batatas fritas permite que os clientes escolham seus próprios sabores para criá-los. O resultado traz novas ideias para Lay's e novas experiências gustativas para os consumidores.
Recomendado para você
- Categorias
Harnessing X (Twitter) sentiment analysis for strategic business insights
Published on April 4, 2024 Tempo de leitura 9 minutos - Categorias
The journey of a data point: Turning numbers into social media intelligence
Published on April 4, 2024 Reading time 15 minutes - Categorias
Marketing do LinkedIn: o guia completo para impulsionar sua estratégia
Publicado em 3 de abril de 2024 Tempo de leitura 8 minutos - Categorias
Influenciadores de moda do Reino Unido redefinem o estilo
Publicado em 3 de abril de 2024 Tempo de leitura 11 minutos