Reações do Facebook
Os emojis estão por todos os lugares no mundo moderno. Estamos constantemente usando emojis para nos expressarmos e traduzirmos nossas emoções em um formato digital. As reações são a maneira do Facebook de facilitar aquela conversa emocional on-line. As reações do Facebook são uma série de 6 emojis que os clientes podem usar para responder a um post. As opções incluem:
- Amei
- Haha
- Curtir
- Uau
- Triste
- Grr
Mais do que apenas ícones, as reações ajudam a diferenciar o Facebook de outras plataformas sociais. Durante seu primeiro ano de existência, os usuários "reagiram" a posts mais de 300 bilhões de vezes. As reações do Facebook agora também estão disponíveis no Messenger.
Como as reações do Facebook impactam o marketing nas redes sociais?
Assim como o botão "curtir" está no algorítimo do Facebook, as reações também são essenciais para as campanhas sociais. De acordo com um post oficial do Facebook:
"Se alguém usa uma reação, o Facebook vai interpretar que a pessoa quer ver mais desse tipo de post."
Por enquanto, o Facebook mede todas as reações igualmente ao avaliar posts. Para os profissionais de marketing, isso significa que as reações são apenas uma outra maneira de interagir com clientes. Esses ícones são um núcleo de informações úteis. As reações são mais descritivas do que uma simples "curtida" e possibilitam que os profissionais de marketing vejam como os clientes se "sentem" sobre os posts.
O Facebook dá às empresas de hoje acesso a uma imagem mais clara do que seus clientes curtem e amam. Reações negativas também ajudam as marcas a protegerem sua reputação e resolver os problemas do consumidor. Com as reações, as marcas podem refinar suas mensagens e se adaptar para evocar as emoções que mais desejam.
Como analisar as reações do Facebook
O Facebook Insights oferece uma abordagem um pouco limitada à analítica para aqueles interessados nas reações. O sistema examina métricas simples, como a quantidade de cada reação que cada post recebeu, além de:
- Número de cliques
- Número de comentários
- Número de compartilhamentos
Uma ferramenta de marketing nas redes sociais como o Sprout Social pode oferecer interpretações mais aprofundadas sobre os dados de interação do Facebook. Com insights mais aprofundados sobre o seu público, você pode entender melhor o que os clientes sentem quando veem determinados posts e quais emoções facilitam mais as conversões. Quanto mais você sabe sobre o seu impacto nas emoções do público, mais eficazes se tornam suas estratégias de marketing.
Como usar as reações do Facebook nas suas campanhas
As reações do Facebook representam uma métrica de interação exclusiva para empresas. Afinal, as emoções são o principal impulsionador por trás da maioria das decisões de compra. 90% das nossas escolhas são subconscientes. No marketing digital e campanhas nas redes sociais, as reações do Facebook podem:
- Mostrar quais emoções promovem mais conversões: incontáveis emoções positivas e negativas impulsionam os seres humanos. A raiva pode ser um poderoso motivador, particularmente em certos setores e para organizações sem fins lucrativos.
- Destacar potenciais defensores: pessoas que regularmente usam a reação "Amei" podem ser ideais para campanhas de evangelização e de influenciadores.
- Apoiar a otimização: medir as reações negativas de "Grr" permite que você crie uma lista de tópicos e conteúdos a serem evitados. As reações do Facebook podem ser uma adição poderosa a uma estratégia de gestão de reputação
As estatísticas mostram que os consumidores são impulsionados pela emoção, não pela lógica. Ajustando uma métrica de interação comum, o "Curtir", em algo mais sutil, o Facebook tornou mais fácil analisar como os clientes se sentem sobre a sua marca. Com as reações do Facebook e as ferramentas sociais adequadas, as empresas podem mergulhar mais fundo nos êxitos e fracassos de cada campanha.
Recomendado para você
- Categorias
Harnessing X (Twitter) sentiment analysis for strategic business insights
Published on April 4, 2024 Tempo de leitura 9 minutos - Categorias
The journey of a data point: Turning numbers into social media intelligence
Published on April 4, 2024 Reading time 15 minutes - Categorias
Marketing do LinkedIn: o guia completo para impulsionar sua estratégia
Publicado em 3 de abril de 2024 Tempo de leitura 8 minutos - Categorias
Influenciadores de moda do Reino Unido redefinem o estilo
Publicado em 3 de abril de 2024 Tempo de leitura 11 minutos